sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Brincando se Aprende...

 Muitas vezes nos deparamos com a falta de jogos educativos nas Unidades Escolares, desta forma, procuro utilizar os mais variados materiais, principalmente, aqueles que podem ser reutilizados.

Aqui foram utilizados pedaços de papelão e o rolo que sobra do durex que foram doados pelo pai do aluno Kelvyn Douglas.



Obrigada sr. Leandro.


Cada criança pintou sua base de papelão à sua maneira. Depois, colei os rolos de durex e escrevi: vogais e consoantes.
Após tudo estar pronto, entreguei letras móveis para cada grupo e expliquei que eles deveriam classificar as letras em vogais e consoantes.


Acredito que deu muito certo!!!!!!! Cada criança foi classificando as letras conforme o solicitado: vogais ou consoantes.








Foi uma atividade muito interessante, pois, quem compreendeu foi ajudar o amiguinho que ainda não havia compreendido a tarefa. Foi uma troca muito rica, pois, as crianças muitas vezes, tem seu "jeitinho" de ensinar o amiguinho...
Era comum escutar:
- S não é vogal!
- A, E, I, O, U são vogais, coloca no potinho certo!

Trabalhei também, noções de direita e esquerda, pois, eles tinham que se orientar pelos "potinhos", já que de um lado era vogal e do outro eram as consoantes.


"Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas é ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. É aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros. É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher entre muitos caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. Educar é preparar para a vida". (KAMI, 1991, 125).
(retirado do blog: http://educacaodevalor.blogspot.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário